quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os sabores que adoro

Adoro café. 
Adoro coco.
Adoro maçã.
Adoro canela.
Adoro ainda mais maçã com canela.


E este foi o mote para fazer este bolo. Na fruteira havia muitas maçãs, vindas em mais um cabaz Prove e eu estava em casa, de folga.

As tarefas estavam todas feitas. Roupa lavada e passada, refeiçoes prontas e casa limpa e a cheirar bem.

Cheirava bem mas não bem o suficiente,era isso que lhe faltava, o cheiro de bolo no forno.





                               
Bolo de Maça e Canela

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 1 Chávena de chá de nozes ( eu piquei as minhas, bem picadinhas)
  • 3 maçãs descascadas
  • 1 Chávena de chá de óleo
  • 3 Chávena de chá de farinha
  • 3  Chávena de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1/2 Chávena de chá de leite
  • 1 cálice de vinho do Porto
  • 1 colher de sobremesa de fermento (Royal)

Receita:

  • Bater o açúcar com as gemas dos ovos. Juntar a canela e continuar a mexer.
  • Deitar aos poucos o óleo, depois a farinha e o fermento e por fim o leite e bater muito bem à medida que se coloca os ingredientes.
  • Partir as maçãs em meia-lua e as nozes picadas. Juntar à massa e mexer bem, depois adicionar o cálice do vinho do Porto.
  • Bater as claras em castelo e incorporá-las na massa. 
  • Levar ao forno em forma previamente untada e polvilhada com farinha.

O meu bolo ficou um pouco queimado porque me distraí...:) e as fotos não ficaram as mais bonitas mas o sabor estava muito bom.






Esta fatia parece já ter sido comida mas não, a minha gulodice não deixou o bolo arrefecer  na sua totalidade, estava ainda morno e mole, logo partiu-se, foi apenas isso!!

2 comentários:

  1. Tudo coisas que gosto num bolo só??? Fantástico tenho de experimentar!
    Bom resto de noite!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, este bolo fica delicioso!! :)Vai adorar!! Bjs, Filipa

      Eliminar