segunda-feira, 4 de março de 2013

Bolo de Canela




Todos os fins de semana faço um bolo, de fatia. É agradável para o lanche de domingo e prático para o pequeno-almoço ou lanche durante a semana.

E quando se faz um bolo por semana, a certa altura as ideias faltam. Numa procura rápida pela internet são vários os bolos que aparecem, dos mais variados sites ou blogs. Contudo para mim não é qualquer bolo que dá. Não podem ter cremes, esses são para as festas. O ingrediente principal tem que ser algo que eu tenha em casa, não compro de propósito,  apenas se for para uma ocasião especial.
Como viram pelos exemplos não é fácil, mas eu tenho muitas receitas!!

Este bolo, que me agrada bastante pelo seu ingrediente principal, a canela, adoro :), fi-lo com o propósito de comemorar os sete anos do blog Cinco Quartos de Laranja, e assim poder participar no seu passatempo.



Bolo de Canela

Ingredientes:
  • 8 ovos médios (6 se forem grandes) 
  • 250g de açúcar
  • 3 colheres de sopa de aguardente velha
  • 1 colher de café de canela em pó
  • raspa de 1 limão
  • 250g de farinha de trigo com fermento
  • margarina e farinha para a forma

Receita:
  • Separar as gemas das claras.
  • Bater muito bem as gemas com o açúcar. Aromatizar com a canela, a aguardente e a raspa de limão.
  • Bater as claras em castelo.
  • Adicionar a farinha aos poucos envolvendo-a delicadamente e alternando-a com as claras batidas.
  • Colocar a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com um pouco de farinha.
  • Levar ao forno pré-aquecido a 185ºC durante 35 a 40 minutos.
.



1 comentário: